quinta-feira, 22 de junho de 2017

Economia Básica.


uriosamente, conforme vamos amadurecendo no mundo das finanças, as fichas começam a cair. Isso porque não basta trabalhar e guardar dinheiro na poupança(aff). É preciso muito mais do que isso para que haja evolução financeira em nossas vidas e que possamos também realizar nossos sonhos, no meu caso, "Eu Quero Renda Passiva" e não mais ser obrigado a trabalhar para ter dinheiro para pagar as contas, quero tirar esse peso das minhas costas, trabalhar sim, mas sem corda no pescoço. A partir do momento que adquirimos consciência financeira, damos mais valor ao nosso suado dinheiro. Começamos a perceber que gastamos com coisas fúteis e desnecessárias. Ao nos darmos conta disso, passamos a pensar onde estamos desperdiçando dinheiro. 

Me fiz essa pergunta e comecei a questionar onde havia desperdício de dinheiro em minha vida financeira e cheguei a seguinte conclusão:

  • Eu estava comendo muito e ficando barrigudo a ponto de me sentir incomodado. Pensei, preciso comer menos, e foi o que eu fiz. E olha que legal. Agora sobra dinheiro do ticket restaurante que a empresa paga e com essa sobra eu uso pra comprar meus pães diários pro café da manhã. Essa atitude não me fez passar fome pra economizar, não mesmo. Eu estou comendo o suficiente e de forma  mais saudável e ainda por cima "a empresa" está pagando meu café da manhã "de casa". Eu compro normalmente 5 ou 6 pães diariamente. Ótima atitude essa minha.
  • Não tenho internet no celular. Pra quê? Pra usar What`s Up e Facebook? 99% do conteúdo dessas redes sociais são apenas idiotices. Pagar pra ver negão da piroca? Pagar pra ouvir aquele gemido alto da mulher que o único objetivo e te constranger? Passo o dia inteiro no trabalho ou em casa, então uso a internet desses lugares.
  • Nos bancos paga-se para fazer TED e DOC, ao longo do ano essas tarifas pesam em nosso bolso.   Portanto, economizá-la é essencial. Por isso eu transformei minha conta corrente em conta digital (já faz um bom tempo). Por ano estou economizando um bom dinheiro, acredite. Pena que vários bancos não oferecem mais essa modalidade de conta.   
  • Não faz sentido pagar para investir no Tesouro Direto se tem opção gratuita e de qualidade. Então, deve-se abrir conta somente onde não se paga por esse investimento. 
  • Só compre o que for necessário. Me diga, pra que comprar celular extremamente caro? Poxa EQRP, eu adoro tecnologia e quero ter um ótimo hardware em mãos. Tá bom, então pra que comprar por exemplo o celular da maçã/S8(4k +-) se você pode comprar um compatível ou até melhor(meu caso) por menos da metade do preço? Cara, deixe de ser fanboy. 
  • Uso meu cartão de crédito para comprar somente o que eu realmente estou precisando, acumulo pontos e, também para pagar meia entrada no cinema, em sessão 3D é uma baita economia.
  • Estou comendo menos fora de casa, só esse exemplo já dá uma baita economizada durante o ano.
  • Eu adoro ler, sempre que passava em frente a uma banca de jornal eu comprava uma revista/livro, atualmente tenho várias delas no plástico ainda, algumas desatualizadas por que já tem mais de um ano. Mais um exemplo de gasto desnecessário. Parei com isso. 
  • Um tempo atrás estavam cobrando de mim parcelas de anuidade do cartão de crédito que nunca usei. Passei a dar mais atenção ao extrato do banco, confesso, falha minha. Sempre tive e tenho preguiça de conferir detalhadamente o extrato, estou fazendo isso agora. 
  • Após o almoço sempre dá aquela vontade de comer doce. "Todo dia" eu ia a bomboniere e comprava vários doces. Parei com essa mania, ainda compro doces mas, eles duram muito mais em minha gaveta. Estou economizando e melhorando minha saúde também. 
Se eu sempre tivesse feito essas economias, já daria uma bela grana se eu tivesse juntado tudo e investido com consciência. Hoje estaria em melhor situação financeira. O jeito é correr atrás e continuar não rasgando dinheiro.

*obviamente eu economizo tanto porque não tenho alta renda.

Abs.
EQRP

domingo, 11 de junho de 2017

Eles fingem que me pagam o justo e eu finjo que trabalho de maneira produtiva.

Sem perspectiva para o futuro, sentimento de vazio e uma amargura que é difícil de se explicar.

A minha dedicação ao trabalho sempre foi visível. Sempre fiz trabalho de alta qualidade. Sou bom no que faço, criativo. Perdi as contas de quantas vezes fui elogiado pelo meu patrão devido ao resultado final de minhas atribuições.

Mas, na hora da valorização financeira é sempre um.......foda-se, simples assim.

Tenho um problema que não há controle. Em hipótese alguma eu puxo o saco ou bajulo algum superior no escritório ou em qualquer outro lugar. Simplesmente trato todos da mesma forma. É impossível pra mim mudar o tom de voz quando estou lidando com meu patrão, eu trato ele da mesma maneira como trato a moça da limpeza.

Assim sendo, fica difícil se dar bem no trabalho, acho que esse é o motivo, só pode. Os que se dão bem, são os notadamente bajuladores. Aqueles que trabalham aos sábados mesmo não havendo expediente e sem remuneração por isso. Bem ou mal os patrões preferem esse tipo de gente. Pois são eles que fazem de tudo pela empresa, de maneira exagerada e desnecessária.

O pior de tudo é o fato de estar passando por tudo isso por causa da pooooooha do dinheiro. SIM, lógico que é. Preciso de dinheiro pra pagar as contas e me alimentar. Se não fosse por questões financeiras nada disso seria problema, não haveria estresse, já que não dependeria deles e não estaria trabalhando mais, pelo menos não com esse pessoal atual, estaria trabalhando no que eu gosto e com pessoas que gosto... isso se estivesse trabalhando...porque já estou de saco cheio.

Recentemente comentei com uma pessoa que eu quero muito viver de renda passiva para não mais trabalhar. A pessoa disse que não aguentaria ficar de "bobeira" em casa. Sei lá, acho que é pura falta de criatividade pensar assim. Eu não ficaria de bobeira, faria e aprenderia tantas coisas que até hoje não sei por pura falta de tempo.

Incrível como TUDO gira em torno do dinheiro. Todos os males do mundo. Foda isso, a felicidade depender do dinheiro, "no meu caso é claro". Muitos irão dizer que dinheiro não traz felicidade.
Então, pare de trabalhar e espere as contas chegarem e não as pague, quero ver até onde isso é verdade.

"Eu Quero Renda Passiva" simplesmente para ter paz de espírito e viver a vida como ela deve ser vivida. Não quero mais ver a minha vida passar olhando para o monitor. Dia a dia trabalhando duro para deixar meu patrão mais rico do que já é, o cara tem mansões em vários lugares, inclusive no exterior, carros de luxo, jato entre outros brinquedos. E eu ajudando a bancar tudo isso, mas, minha vida não tem melhorado, pedi aumento e eles disseram para eu me dedicar mais e quem sabe no futuro eu finalmente receberei o aumento.

Diante dessa negativa, qual passou a ser minha atitude? Eu não mais contribuo com novas idéias, cumpro rigorosamente meu horário de trabalho. Deixo meu superior imediato tomar todas as decisões, inclusive as criativas, detalhe, ele não é criativo, eu sim como já disse, a empresa valoriza ele, então ele que assuma as responsabilidades.

Vejo alguns trabalhos serem feitos de maneira inadequada e eu não falo nada... dane-se. Estou pensando em trocar de emprego, se isso acontecer eu não avisarei, irei apenas comunicar minha saída e não irei esperar para conseguirem outra pessoa para treinar... dane-se.

"Eles fingem que me pagam o justo e eu finjo que trabalho de maneira produtiva".

Admiro pessoas que passam por situação semelhante ou pior e, mesmo assim, levam a vida numa boa, sem se abalarem por conta disso. Infelizmente, não é o meu caso, eu não consigo.


Sim...Eu Quero Renda Passiva.
Abs.