terça-feira, 8 de agosto de 2017

Atualização Financeira.

Tesouro Direto Selic 2023 - O início

Esse é um post que a tempos estou querendo fazer. Pretendo adquirir disciplina nos investimentos e acompanhar/detalhar sua evolução em uma planilha. Não fiz antes por pura falta de tempo. Sabe como é, tenho que trabalhar o dia todo e contribuir para criar riqueza "para o meu patrão" que já possui muuuuuita riqueza... aff.

Infelizmente meu tempo é efemero, estou tentado ao menos ler e interagir com outros blogueiros que sigo. Esse post se refere a uns aportes que fiz. Em um grupo sobre investimentos que acompanho, um expert aconselhou um integrante iniciante a começar com valores baixos para ir pouco a pouco se adaptando a investir fora da poupança. O conselho não foi pra mim, mas é como se fosse.

Meus valores ficaram assim. 07/2017



Por sua facilidade, eu optei por começar a investir no Tesouro Direto Selic 2023. Que aliás, é mais interessante tê-lo como fundo de emergência. Eu li bastante sobre ele, vi muitos vídeos, enfim, ainda tenho muito o que aprender mas acho que fiz uma ótima escolha inicial.

Continuarei investindo nessa modalidade através de corretora, ela foi recomendada em vários lugares que busquei informação, ela me agradou, não cobra taxa para aplicar no Tesouro Direto, minha única queixa é que o app as vezes mostra valores absurdos. 

Quanto a minha estratégia de investimento, confesso que ainda não tenho, sei lá, acho que o ideal por enquanto é acumular uma quantia considerável e depois disso partir para aplicações mais rentáveis. Continuarei lendo sobre o assunto e tentarei aprimorar meus conhecimentos. O que eu tenho certeza é que "eu quero renda passiva".

Em relação ao TDSelic, eu aprendi que:


Apenas irei sentir que estou no caminho certo quando finalmente meus investimentos começarem a me fornecer renda passiva.

13 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa, o primeiro passo é o mais difícil, gosto bastante do TD selic tbm por conta da liquidez dele, e tbm reservo uma pequena parte na poupança para emergências em que não possa esperar D+1 ou D+2, sucesso ai na jornada e continua estudando sobre, pois o conhecimento é uma das poucas coisas que ninguem pode tirar de você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maromba.

      Sim, eu irei dar continuidade aos estudos e me aprofundar em finanças. Como eu me arrependo de não ter me interessado pela área antes, mas, antes tarde do que nunca. Além dos blogs de finanças que acompanho, eu também tenho vários livros e....enfim, estou me dedicando...vlw

      Excluir
  2. Fala amigo,

    Dica: Fuja destes grupos de investimento, whatsapp, etc.

    Aprenda voce mesmo a gerenciar.

    TD Selic otima escolha: Nao vai perder dinheiro.

    A blogosfera da uma excelente base com exemplos reais: Voce ve, entende e desenvolve sua propria estrategia.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Viver de Construção.

      Obrigado pela dica. Quanto aos exemplos reais, é exatamente o que mais me atrai ao ler sobre o assunto aqui na blogosfera. A partir do meu primeiro contato com os blogs eu literalmente viciei, só não passo mais tempo lendo-os por falta de tempo. Os relatos de pessoas comuns detalhando suas estratégias e planos de investimentos são muito úteis...abraços.

      Excluir
  3. Eae EQEP,
    Até hoje não investi em títulos públicos, não sei se é minha aversão a governo ou o que, rs..
    Qual a rentabilidade que você tem com esses títulos do Tesouro Direto Selic 2023?
    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Lorde.

      Em relação aos títulos públicos, é muito improvável que o Tesouro quebre ou vá te dar calote. Ao que me consta, é o lugar mais seguro pra se por nosso dinheiro, a não ser que o Brasil vire uma Venezuela.

      Os juros pagos no título TDSelic é pós-fixado e acompanha a variação da taxa SELIC. Se a Selic aumentar, a sua rentabilidade aumenta. Se a taxa SELIC baixar a sua rentabilidade cairá....

      TDSelic rende aproximadamente 98% do CDI. Por conta da taxa de custodia.

      Abraço

      Excluir
  4. Fala EQRP! O importante é iniciar, dar o primeiro passo sempre! (E o segundo, terceiro, quarto também! hehehe).
    De verdade, eu não fico horas e mais horas pensando onde vou alocar. Principalmente no inicio, eu alocava e depois via a estratégia do próximo aporte. Se errei, beleza, bora para frente e minimizamos a chance de erro nos próximos aportes. Assim você vai acumulando, aprendendo, acumulando mais, até que você tenha um bom montante!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd,
      o importante é sempre que possível seguir alocando, agora que estou estudando sobre o assunto, eu comecei a ter consciência sobre estratégia tb.

      Abs.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Opa Finanças e pensamentos.

      Então, ando completamente sem tempo, alguns problemas no trabalho que me desgastam demais, passo tanto nervoso q estou com uma veia latejando na cabeça (será q eh estresse? to preocupado, por isso eu sonho tanto em parar de trabalhar por obrigação), como trabalho longe chego tarde demais em casa e não dá disposição para postar ou participar nos demais blogs que eu gosto...

      Mas pretendo voltar a postar algo, fiz alguns investimentos enfim.

      Finanças e pensamentos obrigado pela lembrança.
      ABRAÇOS.
      EQRP

      Excluir
  6. patético isso, enquanto pensar dessa forma, vc vai continuar sustentando a sociedade.

    ResponderExcluir